Translate

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SHIRODHARA

Shirodhara é palavra sânscrita que, traduzindo para o português, entende-se como “fluxo continuo na cabeça”, onde “shiro” – significa cabeça, e “dhara” – fluxo contínuo.
Shirodhara é um tratamento ayurvédico, que envolve lentamente derramar líquidos sobre o terceiro olho de um cliente, que está localizado na testa. O líquido é projetado para relaxar o corpo e abrir o terceiro olho.
Segundo o Ayurveda, o objectivo da terapia é o equilíbrio natural dos doshas - palavra sânscrita que significa humores corporais ou biótipo. Uma vez recomposto o equilíbrio doshico, os tecidos debilitados pela enfermidade são rejuvenecidos. A técnica actua sobre a glândula pineal, responsável por vários distúrbios neurológicos.
O tratamento é realizado a partir do uso de óleo medicado, chá ou um preparo especial feito a base de leite de acordo com o biotipo dominante na pessoa. O óleo, a uma temperatura morna e agradável, é colocado em um pote de cobre.
Este fluxo constante produz ondas circulares que vão acalmar o cérebro. Determinados distúrbios onde a causa principal está no sistema neurológico podem encontrar, através da shirodhara, um poderoso tratamento auxiliar a qualquer outro tratamento médico ortodoxo. A principal ênfase deste tratamento está na nutrição dos canais energéticos através do prana (energia vital).
A sessão Shirodhara pode durar até uma hora, e é geralmente realizado em uma sala com música calma neutra, difusa luz natural, velas, flores e outros enfeites que se destinam a promover o relaxamento. Após a sessão, o cliente é suavemente limpo com água morna, toalhas húmidas e ele ou ela pode estar envolto em toalhas húmidas e ervas para um tratamento suave hidratação.
Vários distúrbios podem ser tratados através do shirodhara como:
- fadiga mental, problemas com a fala, dispersão, distúrbios do sistema nervoso, depressão, paralisias em geral, tremores, insónia, epilepsia, doenças psicossomáticas, diabetes, hipertensão, psoríase, fibromialgia, enxaquecas e mesmo como tratamento de beleza fortalecendo a saúde capilar, da pele e prevenindo rugas. Muito indicado como tratamento pós terapias nos casos de quimioterapia e radioterapia terapias no tratamento para cancro.
Um melhor resultado com o tratamento shirodhara é alcançado quando o paciente recebe uma “Abhyanga" (massagem ayurvédica) anteriormente, então, várias considerações deverão ser avaliadas para que o tratamento possa alcançar o objetivo esperado.
Dependendo do grau do distúrbio um melhor resultado é alcançado quando o paciente faz um programa de tratamento de pelo menos 6 semanas.



Sem comentários: