História da Massagem Marma
Masters of kalari, é uma arte marcial antiga, que descobriu pela primeira vez o poder de marmas. Na batalha, os combatentes kalari tinham como alvo os pontos marma do adversário como uma maneira de infligir dor e dano. Segundo a tradição kalari, as pessoas têm 12 pontos marma que, quando atingidos com um golpe fatal, pode causar morte instantânea. Estas áreas eram tão importantes que os soldados utilizavam uma armadura para proteger os seus pontos mas também os dos cavalos enquanto andavam em batalha.
Junto com sua capacidade de matar, porém, vem a capacidade de curar. Combatentes kalari que eram feridos eram tratados e trazidos de volta à saúde com a terapia marma. Os profissionais utilizavam a massagem dos pontos marma para estimular a cicatrização em áreas que correspondiam a lesões no soldado. Se um guerreiro sofria um duro golpe nos intestino delgado, por exemplo, o ponto marma na parte de trás da panturrilha, o que corresponde directamente com a parte superior do intestino, seria massageado para activar um fluxo de energia para a cura da lesão. Eventualmente, os médicos ayurvédicos ao redor da Índia aprenderam a técnica destes poderes e trouxeram os mestres kalari aos hospitais para ensinar esta arte. Logo, a formação dos pontos marmas tornou-se também obrigatório para os cirurgiões. Antigamente, os médicos ayurvédicos que tinham conhecimento de alguns pontos marmas, os quais eles pressionavam a fim de deixar o paciente inconsciente durante uma cirurgia. Logo após a intervenção, outro ponto marma era pressionado, e o paciente voltava à consciência. Hoje ainda é um componente de cura Ayurveda respeitado.

Os pontos Marma afectam os chakras, a saúde física, os doshas, as qualidades da mente, também afectam o plano espiritual, porque pode ser considerado o ponto de encontro entre a eternidade e a relatividade, entre a consciência ea matéria. O marmabhyanga - ou massagem marma - ajuda a desenvolver a saúde e a longevidade do corpo e da mente. No objectivo geral de pontos marma massagem é estimular os órgãos e sistemas do corpo. Portanto quando manipulados, os marmas são capazes de alterar tanto as funções orgânicas quanto a condição estrutural do corpo. Pelo uso correcto do marma, toda a nossa energia física e mental pode ser aumentada, diminuída ou redireccionada de forma consciente e de maneira transformadora. Por meio da manipulação de marmas o prana pode ser direccionado de forma consciente e de maneira transformadora. Por meio da manipulação dos marmas o prana pode ser direccionado para remoção de bloqueios, e o aumento do fluxo de energia.
Marmas são locais-chaves para o trabalho com massagens e actividades com o corpo. A terapia de massagens ayurvédicas se concentra nas regiões marmas que precisam ser estimuladas ou de alguma forma aliviadas e usa os métodos apropriados para ajustar os fluxos de energia. Em pontos marmas temos toxinas, stress e emoções as quais ficam alojadas as vezes e são retidas por anos.
A doença se reflecte em forma de dor, bloqueios ou inchaços nessas áreas.
Os marmas são primeiramente tratados com pressão, massagem circular, ervas, óleos aromáticos e essências. Também podem ser tratados com calor.
Alguns pontos marmas importantes, mencionados por David Frawley:
- Sadya Pranahara – causa de morte instantânea – são locais onde o prana pode ser facilmente atingido e retirado do corpo, podendo levar à morte em 24 horas. Ex: Coração, cabeça (a moleira), bexiga, umbigo.
- Kalantara Pranahara – causa de morte prolongada – pontos onde o prana pode ser retirado aos poucos e ferimentos nesses locais podem ser fatais em duas semanas. Ex: Pontos do esqueleto (a junção dos ossos do crânio), pontos no peito (mamilos, ou ponto logo abaixo).
- Vishalyaghna – fatal se perfurado – podem ser fatais se sofrerem perfuração. Ex: ponto entre os olhos.
- Vaikalyakara – causam deficiências – se danificados, mas não oferecem risco de morte. Ex: pontos principais nos braços (no meio do bíceps) e nas pernas (na metade da coxa anterior).
- Rujakara – causa dores – recorrentes e constantes, dependendo da gravidade do dano. Ex: juntas sensíveis como pulsos e tornozelos.
Fonte de pesquisas: Ayurvéda e a terapia de marmas
Dr. Avinash lele
Dr. David Frawley
Dr. Subhash Ranade